Sentidos e percepção do mundo
A física em muitos momentos se distancia das nossas percepções, o que muitas vezes dificulta o nosso entendimento de um conceito ou mesmo de uma teoria física. Hoje isso pode ser bem exemplificado quando vemos grupos de Terra-Plana no Facebook (lembre-se do vídeo clássico do rapaz na praia com uma régua pra provar que o horizonte é (!!) horizontal). Mas por um outro lado, esse distanciamento pode nos ajudar a questionar se como percebemos o mundo, com os nossos sentidos contém os fenômenos físicos em sua totalidade.
Nesse post eu gostaria de dar um exemplo no qual podemos enxergar (hehe) alguns limites dos nossos sentidos, a partir de um deles: a visão.
Vamos pensar em todas as formas que temos para visualizarmos a mesma coisa, por exemplo, nosso próprio corpo. Utilizando a luz visível, enxergamos assim como você deve estar fazendo de casa nessa quarentena, mas e se lembrarmos daquelas festas fritíssimas com luz negra? O que nós enxergávamos e o que não?
Isto também é utilizado na área médica. Como conseguimos ver por dentro do corpo (de uma forma não tão destrutiva, digamos)? A partir do radiação raio-X, por exemplo.
Fazendo uma câmera com essa tecnologia, podemos visualizar também como a radiação UV é bloqueada pelo protetor solar, como mostramos em um vídeo neste post. Nele temos à direita uma câmera que filma apenas a luz visível (como vemos normalmente) e à esquerda uma câmera que registra também UV.
É assim que você se enxerga ao passar protetor solar?
Enfim, no final das contas, a terra pode parecer plana, mas não é.