Cursinho Livre da Lapa
pré-universitário, autogerido e popular
acordos mínimos
Entendemos que o compromisso com o cursinho é parte de uma construção tanto para estudantes como para educadores/as. Nesta construção as/os educadoras/es (em especial aqueles/as que tem maior acúmulo com experiências horizontais) precisam compartilhar com as/os estudantes essas experiências. Fazer parte dessa construção é assumir algumas responsabilidades em relação as quais seremos cobrados coletiva e politicamente, tomando sempre o cuidado de não personalizar essa cobrança. Essas responsabilidades, que dizem respeito tanto ao espaço físico, quanto as relações políticas, estão descritas nos acordos mínimos:
-
Compromisso com o horário por parte de educadoras/es e estudantes. (respeitar o horário de término da aula, especialmente a primeira, respeitar o intervalo e não prejudicar a próxima aula)
-
Compromisso com a frequência (seria interessante saber quem não pode estar todos os dias e se a gente pode fazer algo para que essa pessoa esteja).
-
A ajuda para o transporte está relacionada a presença na aula (passar a lista de presença é responsabilidade de educadores/as).
-
Responsabilidade com a limpeza e organização da casa de acordo com os combinados.
-
Compromisso com os estudos a partir de demandas acordadas - (listas de exercícios, redações, simulado).
-
Presença de pelo menos uma pessoa por área (entendendo as/os estudantes como uma área) na reunião de gestão e pedagógica é um compromisso para todas as pessoas (estudantes e educadoras/es).
-
Se uma área não puder vir deve enviar por e-mail impressões/sugestões/informes sobre as pautas.
-
Todas as pessoas que não puderem estar na reunião devem ler a ata.
-
Respeitar os combinados de email.
-
Respeito aos princípios e objetivos.