top of page
Cursinho Livre da Lapa
pré-universitário, autogerido e popular
quem somos
O Cursinho Livre da Lapa surgiu dentro da Casa Mafalda, um espaço autônomo encerrado em 2016. Após a visita de grupo de estudantes de uma escola pública da região saltou aos olhos a curiosidade deles pelos modos de vivências da Casa. Essa curiosidade, aliada às vontades de educadoras e educadores ocuparem a Casa Mafalda o máximo possível com aquilo que acreditamos ser potência efetiva para um horizonte de mundo igualitário, nos articulou e cá estamos!
A partir daí, o projeto passou a ser composto por muitos parceiros e parceiras e a estar presente em diferentes espaços da zona oeste de São Paulo, sempre com o desejo de construir uma vivência de educação libertária.
A ideia principal é que essa experiência seja pré-universitária e não apenas pré-vestibular, que as e os estudantes ingressem na universidade de modo crítico e não somente tenham bons resultados numa prova eliminatória e elitista como o vestibular. É também direcionado para quem deseja voltar a estudar, prestar vestibulinho ou busca reforço paralelo à escola.
Para caminhar, toda a gestão do projeto fica a cargo tanto de quem educa quanto de quem estuda, sem fins lucrativos por nenhuma das partes envolvidas.
Meio cursinho, meio ateneu, é baseado em experiências como a Escola Moderna e dos bachilleratos populares na Argentina. E se você nunca ouviu falar sobre esses exemplos de pedagogias libertárias que funcionaram muito bem, não se preocupe, as estruturas formais de ensino não costumam citá-los mesmo, então iremos também aprender coletivamente sobre isso durante as aulas.
Para dizermos quem somos, achamos importante compartilhar um pouco do que conseguimos organizar do trabalho e também dos tropeços que tivemos em 2015. Portanto segue aí alguns links dos documentos criados sobre nossos princípios, objetivos e acordos mínimos necessários para continuarmos juntos nessa caminhada.
bottom of page