top of page

Cursinho Livre da Lapa faz campanha para se manter. Ajude essa luta pela educação libertária!


O Cursinho Livre da Lapa é um projeto que surgiu dentro do espaço autônomo Casa Mafalda, e passou a ser composto por muitos outros parceiros e parceiras com o desejo de construir uma vivência de educação libertária inspirada em práticas como a da Escola Moderna e dos bachilleratos populares na Argentina.

A ideia principal é que essa experiência seja pré-universitária e não apenas pré-vestibular, que as e os estudantes ingressem na universidade de modo profundamente crítico e não somente tenham bons resultados numa prova eliminatória e elitista como o vestibular. É também direcionado para quem deseja voltar a estudar, prestar vestibulinho ou busca reforço paralelo à escola.

Além das matérias diretamente exigidas pelo vestibular, temos também na nossa grade linguagens e política, o que permite garantir um olhar mais cuidadoso para a sociedade, as linguagens artísticas, o corpo e o indivíduo, que são aspectos normalmente negligenciados ao longo da trajetória escolar.

De maneira geral buscamos aulas fora do formato tradicional para tentar diminuir o máximo possível a hierarquia entre educadores/as e estudantes. Nesse sentido, tentamos sempre garantir uma disposição das mesas na sala em formato de assembléia, com o objetivo de propiciar discussões e debates, nas quais a construção do conhecimento não fica centralizada na figura do professor ou da professora. Costumamos também propor saídas de campo que possibilitam aprendizagens significativas e uma progressiva ocupação dos espaços da cidade, assim como estabelecer relações entre os conteúdos discutidos em aula e estas vivências.

Toda a gestão do projeto fica a cargo tanto de estudantes quanto de educadores, e é feita de forma horizontal, antirracista, não-homofóbica, feminista, não-lesbofóbica e anti-transfobica. Das reuniões de gestão e pedagógicas à manutenção do espaço usado, a maior parte das tomadas de decisão é feita em conjunto e por consenso.

O projeto foi iniciado sem qualquer contribuição financeira externa; no entanto, nos deparamos com o fato de que alguns alunos/as muito envolvidos com o Cursinho deixaram de assistir as aulas devido ao alto custo do transporte. Para tentar resolver esta demanda organizamos um sarau e festas, com as quais conseguimos garantir o transporte para uma parte das alunas e alunos, por uma semana, e garantimos parte dos materiais que precisamos no dia-a-dia. Desta forma, muitos dos gastos foram pagos diretamente pelos membros do cursinho.

Porém, não temos grana suficiente para dar conta de todos os nossos custos: aluguel do espaço, materiais escolares, produtos de limpeza, xerox e principalmente o transporte dos alunos e alunas. Por isso, precisamos de doações para manter nosso projeto. Se você acredita que a educação pode ser construída de uma outra maneira, a partir de princípios libertários e visando uma formação crítica, colabore com o Cursinho Livre da Lapa!

Para ajudar, participe da campanha pelo link: http://benfeitoria.com/cursinholivredalapa

Saiba mais sobre o Cursinho Livre da Lapa

Fundado no começo de 2015, o Cursinho Livre da Lapa iniciou suas atividades, compondo alguns cenários cada vez mais crescentes; o cenário das lutas autônomas, em paralelo ao cenário das lutas por uma educação libertária, cuja formação crítica e objetiva, visa um processo crescente de acesso e democratização das Universidades Públicas.

Abrigado pelo espaço autônomo Casa Mafalda, na região da Lapa (na Zona Oeste de SP), o Cursinho Livre da Lapa já conta com aproximadamente 20 estudantes constantes; e dentre esses, em uma maioria absoluta, mulheres, vindas das periferias tanto da Zona Oeste como de outras regiões da cidade

Como focam suas atuações em uma vertente libertária, Cursinho, Casa Mafalda, e pessoass participantes, educadoras, estudantes e militantes, o espaço preza por uma constante busca por práticas não-machistas, não-sexistas, não-racistas, não-lesbofóbicas, não homofóbicas; em suma, não-autoritárias e não-opressivas.

Sendo assim, além de um constante processo de descontrução de práticas proto-fascistas, o Cursinho realiza suas reuniões de gestão em coletivo - pessoas educadoras e estudantes, que juntas pensam em finanças, organização da casa e sua dinâmica, organização de estudos de campo, campanhas de arrecadação de fundos para financiamento do transporte das estudantes que estão com dificuldades financeiras, entre outras possíveis pautas.

Não podemos, porém, esquecer do objetivo prático dessa (mais uma) experiência autônoma de construção de educação libertária: a democratização das universidades públicas, através da inserção de pessoas das periferias em suas salas de aula, historicamente elitizadas.

Desde suas fundações, todas as universidades públicas do país foram dirigidas e orientadas para o projeto capitalista meritocrático ‘de sempre’, incluindo as elites das grandes cidades em suas salas e criando uma condição segura para que as classes dominantes, assim, continuem dominando.

Para os guerreiros e guerreiras - estudantes e educadores/as - do Cursinho Livre da Lapa, isso tem que acabar; hoje, uma das principais vertentes da luta pela democratização do ensino superior público se dá justamente pela instauração de cursinhos e mais cursinhos por todas as periferias da cidade. Sempre gratuitos, sempre voluntários, e sempre populares.

Esta é uma luta imediata, uma vez que, para de fato transformarmos a educação e o modo como a vemos atualmente, precisaríamos acabar inclusive com o formato competitivo e individualista da educação (sob os moldes capitalistas) e com o sistema da meritocracia expresso no modelo de provões absurdos - os vestibulares.

Entretanto, há de se observar com sobriedade a atual conjuntura, e considerar sempre a frase de Paulo Freire: “a cabeça pensa aonde o pé pisa”. Sendo assim, como muito dessa luta por uma educação libertária, trata-se de trabalhar o empoderamento imediato das classes mais pobres; tanto de seus processos econômicos e culturais, quanto de seus processos pedagógicos.

Com isso, mais e mais pensadores poderão surgir nas periferias das cidades; pessoas diversas, e das mais diversas áreas. Pensando a partir de seus pontos de vista, ou seja, da cultura e da realidade em que vivem.

Sendo assim, deixo às pessoas que lerão esse pequeno artigo as palavras escritas pelos próprios participantes do Cursinho, junto ao convite à participação e militância por uma educação libertária, trabalhando sempre de maneira coletiva, sempre autônoma, sempre não-hierárquica. “Você quer se preparar para uma universidade e procura um cursinho que não pense apenas no vestibular, mas que contribua principalmente na sua formação crítica? Então te apresentamos o Cursinho Livre da Lapa! Muito prazer!

Com um projeto pedagógico alternativo e pensado em conjunto com os alunos, propomos que o conhecimento vá além da simples decoreba e que atinja uma reflexão mais profunda e interdisciplinar.

Para quem procura um reforço escolar, está com dificuldade em algum conteúdo ou simplesmente quer voltar a estudar, as portas também estão abertas!

Se você se interessa em aprender por meio do debate, vem conversar com a gente. Estamos na Casa Mafalda: rua Clélia, 1895 - Lapa.

Ou mande um email para lapalivre@gmail.com.

Ou ligue para (11) 99349 0119 ou (11) 99438 6091 O Cursinho Livre da Lapa é comunitário, gratuito e aberto a todas as pessoas.”


Comments


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page